quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Saiba como aproveitar de forma saudável os benefícios do sol


O sol, quem diria, passou do papel de astro-rei para vilão nos últimos anos. Não é à toa. Em excesso, a luz solar pode acelerar o envelhecimento e causar câncer de pele, entre outros problemas. Por isso, a exposição exige, sim, certos cuidados fundamentais, como não sair de casa sem filtro solar e não torrar no sol de meio-dia, por exemplo.

Ok, nada de sair para pegar uma praia sem tomar os devidos cuidados, mas, como bem aprendemos na escola, o sol é extremamente importante não só para a saúde, mas também para a autoestima. Além disso, tem indiscutíveis poderes terapêuticos. Vamos ver porque o sol pode ser um aliado?

Vitamina D- A pela humana é rica na substância colecalciferol. No entanto, tal substância não está ativa: ela "acorda" quando os raios ultravioleta do sol atingem o corpo, transformando-se, então, em vitamina D, que passa a colaborar em algumas funções orgânicas. "Esse tipo de vitamina promove a absorção de cálcio, essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes. Também ajuda a manter os níveis sanguíneos de fósforo".

São poucos os alimentos fonte de vitamina D:
peixes (sardinha, salmão, arenque); ostras; óleo de fígado de bacalhau; fígados; ovos; leite e derivados; e cereais. "Os sintomas de falta de vitamina D no nosso organismo incluem desenvolvimento de osteoporose nos adultos, insônia, nervosismo excessivo e diarréia", diz. Mas nada de deitar na cadeira de praia e esquecer do mundo! Dez a 15 minutos diários de banho de sol, três vezes por semana, são suficientes para atender às necessidades de vitamina D do organismo. Bom humor sim, por que não?  

Não foram poucas as pesquisas que constataram que as pessoas que moram em locais quentes são mais felizes do que as que vivem em lugares com clima frio. Então, podemos dizer que o sol é um poderoso aliado para melhorar nosso humor, não? O astro-rei atua no sistema nervoso, estimulando as terminações nervosas da pele, o que influi favoravelmente no cérebro, provocando reconfortante sensação de bem-estar. A boa disposição, inclusive, contribui para melhorar o funcionamento de todo o organismo.
A depressão, entre outros fatores, está associada à falta de endorfinas, que é hormônio natural que está pronto para ser liberado no cérebro. Para isso acontecer, basta fazer atividade física e se expor ao sol. Autoestima em alta - A exposição ao sol requer cuidados, como bem sabemos. Mas ninguém pode negar que a pele bronzeada dá um up na autoestima e é a cara do verão, não é mesmo? Pois ao contrário do que muitos podem pensar, é possível se bronzear usando protetor solar. Segundo dermatologistas, o filtro solar deve ser usado diariamente, mesmo que a programação não inclua praia ou piscina. "O filtro deve ser passado na pele cerca de 20 minutos antes de expor ao sol e reaplicado a cada duas horas. Se entrar na água, deve reaplicar assim que sair. Se suar muito, a reaplicação deve ser a cada hora. Lembre-se sempre: o filtro solar além de proteger a pele dos raios ultravioleta, também é um aliado para manter a pele sempre jovem".


Comer alimentos ricos em antioxidantes (ricos em vitamina C, E) ou até mesmo com suplementação oral, para reduzir a inflamação na pele e proteger os efeitos nocivos do sol também é alternativa para aproveitar todos os benefícios do sol sem comprometer a saúde. Viu? Então, com responsabilidade, transforme o sol em aliado e fique com a cor do verão!



Saiba mais sobre cirurgia Plástica em http://www.davimachado.com.br

Fonte: www.bolsademulher.com

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Corra e Fique em Forma para o Carnaval

Se a sua missão é dar uma enxugada no corpinho e se preparar para estar bela e esbelta para curtir o carnaval, a hora é agora.

Quero convidá-la para vestir o tênis e seguir na companhia do Prof. Alen Brandizzi, para uma corrida que vai valer a pena.

Ok, sabemos que correr é um esforço e tanto, envolvendo um bocado de suor e determinação. Por outro lado, a sensação de cruzar aquela linha de chegada imaginária é maravilhosa. Já estamos na metade do verão, e podemos utilizar a corrida como um grande parceiro da redução do peso, da drenagem do líquido corporal e do condicionamento físico para agitar no carnaval.

Corrida é a 2ª atividade em praticantes no país, só perdendo para o futebol. Por ser simples e prática, ela engloba todos os tipos físicos e de idade, podendo ser praticada por todos, desde adolescentes a idosos.

Por ser tão democrática, ela também é a atividade número 1 na escolha das mulheres. Na associação com perda de peso, hoje cerca de 30% dos praticantes de corrida no Brasil são mulheres, e esse número só cresce a cada ano. Mas por que as mulheres gostam tanto da corrida? Simples, porque aumenta o gasto energético em pouquíssimo tempo, fazendo com que aquelas calorias indesejadas tomem um destino mais adequado. Também é uma excelente parceira na redução dos líquidos corporais. Como as mulheres possuem uma retenção hídrica constante, a corrida faz o balanceamento do inchaço e do excesso de líquidos, já que há um grande produção de suor para liberar o excesso de calor e consequentemente de líquidos. Correr emagrece! Sim. A corrida corresponde pela queima de 700 a 900 calorias em uma seção de até 60 min, e continua queimando gordura por cerca de 2hs após o término da atividade por liberar a endorfina durante o exercício e aproveitar os efeitos dela durante mais tempo, já que a endorfina, relaxa a parede das artérias, facilita o transporte do sangue e o bombeamento do coração, e mesmo com batimentos menores após a corrida, o consumo da gordura fica aumentado no repouso pós treino.

Corrida faz amigos, é um excelente vetor de transformação pessoal, promovendo uma integração entre as pessoas. Correr deixa você mais feliz, aumentando a auto estima das mulheres cerca de 85 %,  além de deixá-la mais magra.

Correr melhora a sua saúde? Sim e não. Sim porque a prática da corrida, moderadamente, por cerca de 3 a 5 vezes por semana e respeitando o seu descanso melhora vários índices de saúde (IMC, pressão arterial, colesterol, batimentos cardíacos em repouso, osteoporose). Mas se você acha que correr todo dia ou correr em excesso é bom para a sua saúde você está enganado. Muitos não concordam com isso e insistem em treinar muito, e acabam por ter um índice de lesões muito maior do que aqueles que praticam moderadamente, podendo levar até a perda de movimentos, fraturas por estresse, lesões articulares e lesões cardíacas.

Vale lembrar que uma alimentação leve e saudável também otimiza qualquer resultado.

Por isso, nada de fechar a boca ou inventar dietas malucas, você vai precisar de muita energia para arrasar na folia e desfilar com um corpinho de dar inveja em muitas musas. Corre, ainda dá tempo!
 Um forte abraço

Prof. Alen Brandizzi

Personal Trainer - http://www.treinecerto.com/










Saiba mais sobre cirurgia Plástica em http://www.davimachado.com.br/

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Você Sabia: frutas em excesso também engordam

Meninas, todo mundo sabe que comer fruta faz bem à saúde. Mas devemos tomar cuidado ao comê-las em excesso. São naturais, fazem bem a saúde, mas seu consumo têm restrições. Veja agora porque comer frutas em excesso engorda.

As frutas engordam porque possuem em sua composição a frutose. A frutose possui um tipo de açúcar, que por ser açúcar, faz engordar. O suco de laranja, por exemplo, pode ter a mesma quantidade de calorias de um refrigerante, embora seja rico em nutrientes importantes.

O grande problema está no exagero ao consumir frutas. Uma dieta balanceada requer, no mínimo, três porções de frutas por dia, mas é preciso fazer uma avaliação com um nutricionista para saber quais são as mais recomendadas. A tangerina é uma fruta que requer atenção, pois tem muita água, mas é rica em frutose e pode prejudicar quem estiver com taxa de açúcar no sangue muito alta.

Consumir frutas secas e oleoginosas também faz bem ao organismo, mas sua ingestão deve ser feita de forma controlada, ou seja, na medida certa. Ameixa seca, damasco, passas e tâmaras, por exemplo, são ricas em açúcar, embora tenham vitaminas e sais minerais. Já castanhas, nozes e avelãs possuem altos índices de gordura. Uma colher de sopa de passas tem a mesma quantidade de calorias de uma banana.

Veja agora, as cinco frutas mais calóricas e menos calóricas:

Mais calóricas: coco, açaí, abacate, uva e abacaxi.

Menos calóricas: acerola, mamão, morango, melancia e maracujá

Agora que vocês já sabem que comer fruta pode
engordar, fiquem atentas.
Comer frutas, pode. Em excesso, não pode!

Fonte: www.onodera.com.br

Saiba mais sobre cirurgia Plástica em http://www.davimachado.com.br/